Por: Samuel Gonçalves da Silva
Criatividade
Quando falamos em criatividade, pensamos muitas vezes, nos grandes publicitários e nas grandes criações e conquistas dos mesmos. Pensamos nos grandes nomes da ciência, das artes, entre outros.
Primeiramente devemos lembrar que criatividade é uma habilidade, ou seja, pode ser desenvolvida. É importante saber que a criatividade está presente em níveis diferentes, segundo Gramigna (2007).
- Criatividade genial: a das grandes invenções, melhoram a qualidade de vida para milhares de pessoas.
- Criatividade autêntica: criação de novos produtos e serviços, melhorando sistemas que já existem.
- Criatividade cotidiana: soluções diferentes para os problemas do dia a dia.
A criatividade anda de mãos dadas com a inovação que contribui para o processo de manutenção da competitividade e agregação de valor das organizações. Atualmente a criatividade e inovação contribuem de forma significativa para a evolução das organizações.
E como manter a criatividade?
Certamente a liderança terá um papel importante neste processo por meio do estímulo a comportamentos desejáveis para os hábito criativos.
- Curiosidade
- Ousadia
- Questionamento
- Inconformismo
- Visão de Futuro
- Persistência
- Flexibilidade
- Imaginação
- Ludicidade
- Visão sistêmica
É fácil de se encontrar todas essas características na equipe? A resposta é não, principalmente se os métodos utilizados foram indevidos. É necessária uma mudança de comportamento da liderança e focar no que é relevante – o desenvolvimento da equipe.