Por: Márcia Estanislau Souza
Plano de Carreira

O Plano de Carreira é uma ferramenta que vem sendo implantada cada vez mais dentro das organizações. Ela tem a função de projetar tanto a evolução quanto o crescimento do colaborador, desde que seja feito de forma planejada e estruturada na organização.

A implantação do plano de carreira não possui restrições e pode ocorrer em empresas de todos os tamanhos, pois traz diversas contribuições para os colaboradores e organizações.

O caminho de um plano de carreira deve ser construído com base na descrição de cargos e funções de forma clara e objetiva, deve determinar o que se espera do profissional e qual caminho esse colaborador deve percorrer para adquirir um nível mais alto na estrutura organizacional.

As regras devem ser claras e objetivas para facilitar o entendimento da equipe e podem ser pautadas em habilidades, conhecimentos, competências e tempo de empresa.

Existem inúmeras vantagens para se ter um Plano de Carreira na organização:

O Plano de Carreira pode ser criado pelo RH da organização e até mesmo por uma empresa de consultoria competente e o processo deve acontecer da mesma forma em ambos os casos:

Para finalizar é importante reforçar que o Plano de Carreira “é vivo”, pois de tempo em tempo precisa ser reanalisado, adaptado e divulgado novamente, ou seja precisa ser flexível.

Utilize esta ferramenta na sua organização e garanta melhores resultados!

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