Por: Márcia Estanislau Souza
Inclusão
No cenário atual cada vez mais escutamos sobre a importância da diversidade e inclusão dentro das organizações, porém existem dificuldades na compreensão desse cenário.
Afinal o que vem a ser a diversidade?
É um conjunto de colaboradores com habilidades, competências diferentes que pertencem a grupos culturais diversos. Neste contexto de diversidade são abrangidos aspectos como origem, idade, deficiência física, gênero, estado civil, religião, entre outros.
O que é inclusão?
Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens, serviços e condições de trabalho a todos.
A diversidade e inclusão possuem grande valia dentro da organização, ter colaboradores com diferentes pensamentos, etnias, opiniões, deficiências, culturas, permitem uma empresa mais completa, democrática gerando alguns benefícios:
Equipes mais criativas
A combinação entre pessoas de diferentes culturas, proporcionam ganhos, permitem a troca de experiências, muito aprendizado, as tarefas do dia-a-dia com maior produtividade e qualidade.
Atração dos melhores profissionais do mercado
Candidatos dão preferência e valorizam organizações que entendem a importância da diversidade e inclusão, isso gera mais respeito, um clima organizacional com maior qualidade, pois as condições fazem que os profissionais se sintam parte do negócio. Dessa forma existe uma atração e retenção dos melhores candidatos, pois prezam por organizações socialmente responsáveis.
Para implantação de um programa de diversidade e inclusão na organização são necessários alguns passos:
- elaborar um plano estratégico alinhado com a estratégias gerais da empresa;
- seguir normas e regras de inclusão e acessibilidade;
- preparar RH, gestores e demais envolvidos para saberem lidar com a diversidade e inclusão;
- buscar vencer as barreiras arquitetônicas, barreiras de transporte, barreiras urbanísticas;
- barreiras de comunicação, barreiras tecnológicas e barreiras atitudinais.