Por: Samuel Gonçalves da Silva
O que é qualidade?

Segundo o Aurélio qualidade é um tributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém; virtude ou dom. Traço distintivo; aquilo que diferencia (algo ou alguém) dos demais.

A partir das definições acima é possível perceber que a qualidade trata da percepção dos indivíduos de algo positivo ou com características superiores.

A percepção pode ser extremamente subjetiva e esse é o fator que torna, muitas vezes, a demonstração da qualidade difícil!

Deming é considerado o “pai da qualidade”, e seus pensamentos são voltados às questões estatísticas e métodos administrativos. Para ele o atendimento da qualidade é balizada pelas dimensões das necessidades atuais e futuras dos clientes.

Para Juran a qualidade é “o conjunto de atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas”. Basicamente ele trata a adequação ao uso e a eliminação de falhas.

Ambos enfatizam em suas teorias que as pessoas são elementos de suma importância no processo, pois é a partir do treinamento e desenvolvimento das pessoas que o ciclo de qualidade é composto.

A qualidade está relacionada aos cuidados com os processos, com o pensamento de melhoria contínua, a eterna insatisfação do ser humano e vontade de fazer melhor. Uma dose de inovação e criatividade podem contribuir também para o estabelecimento da qualidade dentro das organizações.

As ferramentas da qualidade

Todas as pessoas e empresas buscam qualidade – colaboradores de qualidade, fornecedores de qualidade, matéria-prima de qualidade, processos de qualidade – para melhor atender seus clientes internos e externos. Mas de que forma se pode atingir essa qualidade?

A qualificação das pessoas e o desenvolvimento contínuo representam um grande diferencial, pois são os colaboradores que utilizam as ferramentas de qualidade. Dentro da área de qualidade é muito comum se falar nas “sete ferramentas de qualidade”. São elas:

Além das ferramentas citadas anteriormente ainda existem outras que podem utilizadas de forma “casada” no processo. O importante é compreender o papel de cada uma delas e isso só é possível com muito estudo.

O 5W2H, Gráfico de Gantt, PDCA são ferramentas de planejamento que podem e devem ser associadas às ferramentas de qualidade.

Esse é apenas um apanhado simples sobre qualidade, porém, o conhecimento a ser buscado é muito mais profundo e muitas outras técnicas podem ser avaliadas e implementadas pela sua organização.

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