Por: Samuel Gonçalves da Silva
O que é Diagnóstico?
Do latim diagnostique e refere-se a parte da consulta em que o médico faz exames, buscando encontrar a razão e a natureza da afecção, da doença; determinação de uma doença a partir da descrição de seus sintomas.
Mas vamos falar sobre medicina? É claro que não! Mas poderemos comparar o conceito voltado à medicina com os negócios!
Assim como o médico busca a natureza de uma doença no corpo humano, o Consultor busca qual “doença” afeta a empresa e a partir de uma análise bastante detalhada determina um diagnóstico.
No contexto empresarial o papel do diagnóstico é levantar fatores que causam problemas organizacionais. Esses problemas podem ser relacionados a área administrativa, comercial, produtiva, logística, financeira, entre outras.
Como determinar um diagnóstico e uma intervenção
Para determinar um diagnóstico é necessário seguir um caminho bastante específico e ter um comprometimento bastante grande com a qualidade das informações. A determinação acontece com base em alguns passos:
- Coleta de dados: a coleta pode ser realizada em sistemas de gestão, em reuniões ou entrevistas e devem ser fidedignos à realidade da empresa.
- Interpretação dos dados: a interpretação ou análise dos dados representa a consolidação e entendimento da coleta para que seja possível gerar informações que permitam ser analisadas.
- Definição do cenário: tem por objetivo identificar não apenas os problemas, mas a causa raiz dos problemas e suas consequências.
- Medida corretiva: determinar estratégias que possam contribuir para minimizar ou resolver as situações que prejudicam a organização.
- Implantação: colocar em prática todas as atividades que foram planejadas, conforme foram planejadas e dentro dos prazos planejados.
- Realizar acompanhamento: acompanhar se as ações planejadas estão de fato trazendo os resultados esperados e atualizá-los sempre que necessário.
Para auxiliar na montagem do diagnóstico diversos métodos podem e devem ser utilizadas para que o processo traga a efetividade necessária. Muitos são os métodos, entretanto, é importante a compreensão do que se quer levantar para determinar o método adequado. Alguns são:
- Análise de pontos fracos e fortes
- Identificação de riscos e oportunidades
- Determinação de fatores chaves de sucesso
- Mapa de Percepção
- Análises contábeis
- Análises de lucratividade
- Curva ABC
- Ponto de equilíbrio
- Análise de concorrência
- Entre outras.
Perceba que as possibilidades são as mais diversificadas possíveis e é extremamente necessário conhecer ferramentas que contribuam para a determinação dos métodos.