Por: Márcia Estanislau Souza
Comunicação organizacional de forma assertiva

Muitas vezes o processo de comunicação dentro das organizações ocorre de forma truncada, gerando falhas no entendimento que refletem em distorções da informação. Tais distorções dificultam o desenvolvimento das atividades e o desempenho dos colaboradores que agem de forma falha não contribuindo para que os objetivos propostos pela empresa sejam atingidos.

A comunicação possui quatro funções básicas dentro da organização e todas elas têm o mesmo grau de importância. As funções são:

O controle do comportamento das pessoas por meio de hierarquias e orientações que devem ser seguidas pelos colaboradores.

A comunicação ajuda no esclarecimento junto aos colaboradores do que deve ser realizado, avalia a qualidade do desempenho e oferece feedbacks em busca de possíveis melhorias trazendo motivação e melhores resultados.

A comunicação é importante para que os colaboradores possam expressar suas insatisfações, frustrações, emoções ou até satisfações que envolvem a organização, situações pessoais que podem estar causando algum sofrimento ou compartilhamento de algo positivo de sua vida.

As informações auxiliam nas tomadas de decisões do colaborador ou da equipe para que possam avaliar e analisar alternativas da melhor forma possível para que as escolhas sejam adequadas.

Além de conhecer as funções da comunicação é importante desenvolver as habilidades no processo de comunicação, são elas:

A comunicação está ligada a satisfação do colaborador em relação ao seu trabalho, quando menor incerteza maior satisfação, pois gera redução de ruídos, fofocas, erros, desperdício de dinheiro, retrabalho e rotatividade.

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