Por: Samuel Gonçalves da Silva
A análise SWOT
Todas as empresas prezam e buscam melhores resultados e para isso, muitas vezes, investem em treinamento, criam políticas e campanhas promocionais, criam produtos diferentes, porém sem vínculo com as estratégias organizacionais.
A missão e a visão das empresas direcionam as suas ações estratégicas e permitem que os resultados organizacionais sejam melhores e com perspectiva de longo prazo. Mintzberg em seu livro o Processo da Estratégia elucida que “a palavra estratégia há tempo vem sendo usada implicitamente de diferentes maneiras, ainda que tradicionalmente tenha sido definida de uma única forma…cinco definições de estratégia – como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva”.
Construir estratégias efetivas é de suma importância para o bem estar dos negócios e para a conquista dos resultados esperados, mas para que tais expectativas se tornem realidade é necessário utilizar diversas ferramentas e conceitos. A análise SWOT anacronismo de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats em português forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A análise SWOT é uma análise ambiental, pois analisa o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças), para que a empresa consiga compreender melhor sua situação e as condições do mercado.
As forças nada mais são que os pontos fortes, são os fatores que contribuem para que a organização obtenha vantagem competitiva frente a concorrência. As fraquezas são os pontos que a organização não atua com eficiência e devem ser avaliados com o intuito de melhorá-los para que possam contribuir como um diferencial.
As oportunidades são situações externas a empresa, voltadas à fatores econômicos, culturais, legais, entre outros que podem ou não ser aproveitados pela empresa que possui forças que potencializam essas oportunidades. As ameaças também representam fatores externos, aqueles que a empresa não tem domínio, e que podem prejudicar ou dificultar as ações da empresa.
O objetivo central com da SWOT é ampliar as forças e utilizá-las para minimizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, também é necessário trabalhar para reduzir as fraquezas.
Vantagens da SWOT
Essa análise, se bem feita, oferece a empresa um entendimento de como ela está postada no mercado, o que deve melhorar internamente, como os fatores macroambientais podem interferir nas estratégias da empresa.
Montar uma SWOT é um trabalho intenso, que requer comprometimento, disciplina, dedicação, capacidade de autocrítica e o caminho deve conter ao menos os passos a seguir:
- Levantar fatores internos
- Levantar fatores externos
- Avaliar fatores encontrados
- Cruzar informações dos fatores
- Definir planos de ações
Se sua empresa não sabe como montar uma análise SWOT foque no desenvolvimento e capacitação de sua equipe e conquiste um espaço de destaque no mercado e posicione-se melhor.