Por: Samuel Gonçalves da Silva
Entendendo Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho
A Qualidade de Vida retrata a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, portanto está relacionada aos objetivos, desejos e anseios de cada um. Trata-se de um conceito amplo que envolve diversos fatores, são eles:
- Físico: dor e desconforto, energia e fadiga, sono e repouso.
- Psicológico: sentimentos positivos, pensamento e aprendizagem, auto-estima, imagem corporal e aparência, sentimentos negativos.
- Nível de independência: mobilidade, atividades da vida cotidiana, dependência de medicação, capacidade de trabalho.
- Relações Sociais: relações sociais, apoio social, atividade sexual.
- Ambiente: segurança física e proteção, ambiente doméstico, recursos econômicos, cuidados de saúde, oportunidades em adquirir novos conhecimentos e competências, participação e oportunidade de recreação, ambiente físico, transporte.
- Espiritualidade: espiritualidade, religião, crenças.
Todos esses aspectos sempre estiveram presentes nas vidas das pessoas, mas apenas na década de 60 o assunto foi percebido como uma pauta a ser tratada no ambiente organizacional, porém, o tema começou a se tornar presente nas empresas apenas na década de 80.
Os altos índices de desinteresse dos trabalhadores pela empresa e pelo trabalho geraram a necessidade da implementação de planos de QVT que contribuíssem para uma maior aproximação entre organização e colaborador e, por consequência aumento na motivação e dedicação dos indivíduos.
Como implantar um Plano de QVT
Para implantar um plano de QVT a empresa deve ter uma visão completa da organização, ou seja, precisa olhar a organização como um todo e avaliar o impacto de todas as variáveis no dia-a-dia do trabalhador.
Um plano de QVT eficaz deve ser embasado na ideia de melhoria contínua e conhecimento das lacunas de gestão de pessoas, portanto, uma pesquisa de clima com uma abordagem ampla pode contribuir de forma bastante significativa para tal implantação.
Os GAP’s identificados na pesquisa de clima podem contribuir de forma significativa para a construção do plano de QVT e esse plano deve envolver aspectos:
- Profissionais/Trabalhistas: equidade salarial interna e externa, ganhos por produtividade e desempenho. plano de carreira, segurança no emprego, jornada de trabalho adequada.
- Ambientais/Físicos: preocupação com iluminação, ventilação, ergonomia, ruídos, temperatura, ginástica laboral, grupos de caminhada ou corrida.
- Treinamento e Desenvolvimento: coaching de saúde, palestras motivacionais, suporte ao planejamento financeiro pessoal.
- Saúde: orientações sobre alimentação balanceada, programa antitabagismo, efeitos dos produtos químicos, cuidados ao sedentarismo.
- Sociais: ausência de preconceitos e cuidados aos direitos trabalhistas, programas de incentivo à cultura (corais, dança, teatro), valorização e participação da família em eventos da empresa.
- Emocionais: acompanhamento psicológico na organização, atendimento às dificuldades pessoais e entendimento do ser humano como ser complexo.
As empresas devem lembrar que ela podem criar programas que vão além da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), a SIPAT pode e deve ser utilizada para trazer assuntos relevantes e atuais para discussão, porém, apenas um trabalho contínuo contribuirá para uma melhor evolução da companhia.
O investimento realizado nas ações de QVT, se bem realizadas e levando em conta os interesses dos indivíduos e organização, terão seu retorno, pois uma equipe mais motivada e com maior equilíbrio emocional é mais produtiva e mais comprometida e no fim esse é o desejo de todas as empresas.