Por: Márcia Estanislau Souza
Faltam horas no seu dia?
Muitas vezes reclamamos que nosso dia é curto e poderia ter algumas horas a mais! A correria do dia-a-dia dificulta a administração de todas as atividades, conseguir tempo para planejar, buscar aprendizado entre tantas outras coisas.
Com o passar do tempo as pessoas assumiram mais e mais atividades e as horas do dia não aumentaram, essa dinâmica de múltiplas atividades trouxeram uma sensação de que os dias são mais curtos, principalmente por não se dar conta de todas as atividades! É claro, que essa situação gera uma grande frustração.
A grande pergunta é: como aumentar o rendimento no dia a dia? Como não deixar tarefas para depois?
A resposta é simples, porém a execução nem sempre. Realizar uma boa gestão do tempo que inclui organizar as atividades e planejar a execução das mesmas de acordo com o tempo e elencá-las por ordem de prioridades.
A gestão do tempo traz inúmeros benefícios: redução do estresse, redução do retrabalho, aumento do rendimento nas tarefas, redução de esforço, redução do tempo perdido, ganho em oportunidades, aumento do tempo livre e redução dos imprevistos.
Para uma boa gestão do tempo é preciso buscar organização e saber que cada pessoa precisa ter uma gestão individual, ou seja, não é algo padronizado é preciso encontrar o que será eficaz no planejamento da sua rotina.
Planejando a Gestão do Tempo
Existem algumas estratégias interessantes que podem auxiliar no processo de Planejamento da Gestão do tempo:
Comece o trabalho cedo
Pessoas que buscam sucesso começam logo cedo a se planejarem e organizarem, pois pela manhã, estudos revelam que, a disposição é maior e o rendimento normalmente vai caindo durante o dia.
Delegue tarefas
Nos cargos de liderança é muito comum buscar a delegação para os subordinados e isso não quer dizer que o profissional está fugindo de sua responsabilidade e sim direcionando para colaboradores que possa contar, confiar e o principal possua tais habilidades para concretizar as tarefas direcionadas.
Aprenda e dizer não
Não assuma mais responsabilidades do que pode fazer, fale não de forma educada e explique o porquê, foque em suas atividades primeiro antes de ajudar outros colaboradores.
Priorizar o trabalho e agende tarefas
Veja as prioridades de seu dia conforme grau de importância. Faça anotações, planilha de controle das tarefas, crie compromisso consigo mesmo, isso ajuda muito no direcionamento para execução das atividades e ganho de tempo.
Pense positivamente
Busque equilíbrio emocional, acorde bem pensando que o dia vai ser ótimo, que bons negócios estão por vir, acredite em seu potencial, transmita coisas boas as outras pessoas.
Defina prazos
Todas as atividades devem possuir prazos para serem realizadas. Com experiência é possível melhorar a cada dia a definição desses tempos e por consequência melhorar a execução de todas as tarefas programadas.
Faça pausas rápidas
As pausas são muito importantes, pois não adianta insistir quando não se está sendo produtivo ou quando não encontra uma solução para alguma situação. Pare tome uma água ou um café, troque uma ideia com alguém, use uma técnica de respiração, com isso a produtividade melhorará.
Faça seu planejamento e mantenha o foco que o resultado é certo!